segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Eleições 2010

O primeiro debate presidencial das eleições 2010, que ocorreu no último dia 05 e transmitido pela Band, foi ridículo!
Os convidados:
Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL).
Os candidatos ao planalto, com a exceção de Plínio, não apresentaram propostas de mudanças efetivas para o país. Na maior parte do tempo, os debatedores discutiram sobre 'problemas' que não afetam a grande maioria dos brasileiros, como o desenvolvimento da indústria naval brasileira, a precária situação dos aeroportos, a atuação das APAE's, o uso do crack etc. Ou seja, a discussão se pautou em problemas específicos de alguns segmentos da população, faltando portanto propostas e discussões sobre os problemas mais básicos dos brasileiros: a educação pública precária, a privatização do ensino, da saúde e dos serviços de infra-estrutura, o desemprego, falta de moradia, distribuição de renda e terras etc.

Os temas citados, que pra mim são os mais importantes e que afetam diretamente milhões de pobres brasileiros, foram citados apenas pelo único candidato da esquerda convidado para o debate, Plínio Arruda Sampaio.

Ficou muito claro, e é evidente que não poderia deixar de dizer, que os 3 candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto, a saber : Dilma, Serra e Marina, não estão dispostos a fazerem mudanças radicais na política nacional, mudanças que afetem diretamente os vários bilionários brasileiros, que aumentam suas riquezas a cada dia, em detrimento da pobreza generalizada de milhões.

Contudo, os mencionados candidatos não podem realizar estas mudanças, por uma razão muito simples:
como reduzir os ganhos excepcionais das multinacionais, dos latifundiários, dos bancos, dos mega-acionistas, se são estes os financiadores das campanhas citadas?

Não há, como diz a Revista Veja e a TV Globo, uma polarização Dilma-Serra.
Nem pode haver, sendo os dois candidatos representantes autênticos da social-democracia corrupta brasileira e do neo-liberalismo nefasto que assola há anos o nosso país, desde que o governo FHC arregaçou com o país.
Tampouco é Marina Silva uma alternativa a essa falsa polarização. A candidata escolheu como seu vice o presidente da indústria de cosméticos Natura, Guilherme Leal.

Só pra fazer um gancho: a Natura praticamente escraviza milhares de vendedoras de catálogos pelo Brasil afora. Os vendedores precisam se desdobrar para conseguir alguma soma razoável, sem contrato, sem carteira assinada, sem dignidade.
A Natura explora milhares de trabalhadores e se diz uma empresa 'sustentável'.

Não há, repito, NÃO HÁ NO MUNDO INTEIRO, uma sequer empresa sustentável, socialmente responsável, eco-responsável ou seja lá o que for, sob a batuta do sistema capitalista.
A (i)lógica capitalista obedece somente os caprichos do mercado. O capitalista está preocupado somente com o lucro.

Voltando às eleições.

Só por curiosidade: a Rede Globo transferiu a semi-final da Libertadores (entre São Paulo e Internacional) para o mesmo dia e horário do debate da Band. Coincidência?
Não!

Pura Sacanagem global!

Ou você acha que é interessante para os globais que milhões de brasileiros conheçam realmente os candidatos? O iscambau!

Voltando de novo às eleições.

O povo brasileiro sofre de um mal crônico, que é a precariedade na educação e a fraqueza de uma formação política dos estudantes, em todas as áreas.

Fica a seguinte questão: seria bom para os políticos corruptos e reacionários que nossas crianças estudassem em boas escolas, com bons professores e que tivessem portanto uma boa formação política?

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário